You are currently viewing Minha História Como Advogado Criminalista em Brasília.

Minha História Como Advogado Criminalista em Brasília.

Muitas pessoas me procuram para resolverem seus problemas com processos penais e prisões em Brasília e todo o Distrito Federal. Normalmente elas querem saber da minha história e isso me deixa imensamente feliz, mostra que estão preocupados não só com a sua liberdade, mas com o advogado que contrataram. Acontece que eu não consigo contar minha história para todos por causa da rotina corrida no escritório e é por isso que resolvi escrever esse texto.

Tudo aconteceu muito rápido na minha carreira, provavelmente porque eu nunca me conformei em esperar ou em ser só mais um em meio aos milhões de advogados que encontramos por aí. Eu entrei na passei na faculdade de Direito aos 16 anos e assim que completei 17 iniciei meu primeiro estágio exatamente na área que mais me atraiu –  em um núcleo de atendimento à comunidade nas varas do Tribunal do Júri e de entorpecentes de Brasília-DF.

Foi logo ali, ainda no primeiro semestre da faculdade, que eu percebi que estava na profissão certa. Me apaixonei pela defesa da liberdade e pelo contato com àqueles que recebem, junto com a intimação judicial, um estigma desleal da sociedade. Aliás, a minha paixão pelo Direito Penal me fez realizar a primeira sustentação oral em um tribunal do júri aos 17 anos.

Apesar do resultado positivo na minha primeira vez na frente do júri, o sentimento não era de vitória – mas de justiça. O constrangimento que nossos assistidos haviam enfrentado até serem absolvidos nunca seriam compensados por ninguém e esse fato se tornou, desde cedo, a minha motivação em ser advogado criminalista. O poder de punir precisa ser fiscalizado e essa é a minha missão. Eu cuido da sua liberdade.

A minha trajetória não foi simples. Eu não tenho família tradicional na advocacia, não tinha um padrinho para me colocar em nenhum dos grandes escritórios que atuei, mas cheguei lá como resultado de dedicação e reconhecimento dos brilhantes advogados com quem trabalhei enquanto estudante.

Falar com advogado criminalista!

E eu trabalhei muito. Desde o 5º semestre eu abri mão de me limitar às 6 horas diárias estipuladas na Lei de estágio e passei a ir para o escritório das 9h às 18h, logo antes de emendar nas aulas da faculdade, que iam até às 23h.

Confesso para você: eu não me arrependo em nenhum momento de todas as coisas que abri mão para chegar até aqui. Passei na OAB ainda no 9º semestre, me tornei advogado em março de 2020 e hoje tenho a honra de falar que sou sócio do Munhoz & Mendes Advogados Associados, que já conta com uma carteira de clientes excepcionais, pelos quais eu luto diariamente.

Em 11 meses de advocacia, me tornei um dos mais jovens advogados a atuar em duas grandes operações no Distrito Federal, adquiri ótimo trânsito nos Tribunais Superiores e, ainda assim, me sinto como o mesmo menino de 17 anos: inconformado em ficar parado. Eu sei que nunca vou esgotar o conhecimento, mas a boa notícia é que eu não vou parar de busca-lo.

Faz alguns dias que a esposa de um cliente me ligou emocionada, agradecendo pela liberdade que devolvemos ao seu esposo, que estava preso por um crime cometido há anos. São esses sentimentos de gratidão, paz e confiança, que nos esforçamos em proporcionar para todos os que confiam em nosso trabalho.

Prazer, eu sou Thyago Mendes. Advogado criminalista e Sócio do Escritório Munhoz & Mendes Advogados Associados.

Falar com advogado criminalista!

Deixe um comentário